A fruta é boa ou ruim para a saúde? A doce verdade

A fruta contém um pouco de açúcar, mas ainda é uma opção saudável. Frutas inteiras são embaladas com nutrientes como vitaminas e fibras. Apenas não exagere em sucos de frutas e frutas secas.

“Coma mais frutas e vegetais.” Esta é provavelmente a recomendação de saúde mais comum do mundo.

A maioria das pessoas sabe que as frutas são saudáveis porque são alimentos integrais e não processados.

Muitas frutas também são muito convenientes. Algumas pessoas os chamam de “fast food da natureza” porque são muito fáceis de transportar e preparar. No entanto, as frutas são relativamente ricas em açúcar em comparação com outros alimentos integrais.

Por esse motivo, você pode se perguntar se eles são realmente saudáveis, afinal. Este artigo lança alguma luz sobre o assunto.

É um mito que as frutas são carregadas com açúcar não saudável

Muitas pesquisas sugerem que a ingestão excessiva de açúcar adicionado é prejudicial. Isso inclui açúcar de mesa (sacarose) e xarope de milho com alto teor de frutose, ambos com cerca de metade de glicose e metade de frutose. A frutose , em particular, pode ter efeitos negativos na saúde metabólica quando consumida em grandes quantidades. 

Muitas pessoas agora acreditam que, como os açúcares adicionados podem ter efeitos negativos, o mesmo deve se aplicar às frutas, que também contêm frutose.

No entanto, este é um equívoco. A frutose é prejudicial apenas em grandes quantidades, e é difícil obter quantidades excessivas de frutose das frutas. Para a maioria das pessoas, a quantidade de açúcar na fruta é segura para comer.

Se você trabalha na rua como um Motoboy em São Paulo, é importante se alimentar bem.

RESUMO

Evidências sugerem que a frutose pode causar danos quando consumida em excesso. No entanto, não há frutose suficiente nas frutas para causar preocupação.

Frutas levam tempo para mastigar e digerir, o que traz benefícios à saúde

Ao comer frutas inteiras, é quase impossível consumir frutose suficiente para causar danos.

As frutas são carregadas de fibra e água e têm uma resistência significativa à mastigação. Por esse motivo, a maioria das frutas demora um pouco para comer e digerir, o que significa que a frutose atinge o fígado lentamente.

A fibra não apenas retarda sua alimentação. Tem muitos benefícios – especialmente no caso da fibra solúvel, que é encontrada em certos alimentos integrais, como frutas. A fibra pode reduzir os níveis de colesterol e ajudar seu corpo a processar o açúcar, e pode ajudá-lo a se sentir satisfeito. Se a perda de peso é um objetivo para você, algumas pesquisas também sugerem que consumir mais fibras pode reduzir o apetite e promover a perda de peso

Alimentos cheios de fibras, como frutas, estão enchendo. Se você está com fome para um lanche, há uma boa chance de você se sentir satisfeito depois de comer uma grande maçã Golden Delicious, que contém 2 gramas de fibra e 22 gramas de açúcar, 13 dos quais são frutose. Compare isso com uma lata de refrigerante de 473 ml, que contém 0 gramas de fibra e 52 gramas de açúcar, 30 dos quais são frutose.

Bebidas açucaradas são ricas em calorias, mas provavelmente deixam você com fome. Portanto, eles não são uma boa alternativa para um lanche integral.

Além disso, quando a frutose atinge o fígado rapidamente e em grandes quantidades, pode ter efeitos adversos à saúde ao longo do tempo. Isso é o que acontece quando você bebe um refrigerante.

Alternativamente, comer um pedaço de fruta significa que a frutose atinge o fígado lentamente e em pequenas quantidades. Nesse caso, seu corpo está bem adaptado para digerir a frutose.

Portanto, embora comer grandes quantidades de açúcar adicionado possa ser prejudicial para a maioria das pessoas, o mesmo geralmente não se aplica às frutas.

RESUMO

Frutas inteiras contêm fibras e levam tempo para mastigar e digerir. Por causa disso, você se sente mais cheio e seu corpo pode tolerar facilmente as pequenas quantidades de frutose.