Alimentação saudável é humana: alegrias, desafios e 3 coisas que você pode fazer

Se você perguntar a um grupo de pessoas o que uma alimentação saudável significa para elas, provavelmente obterá uma resposta diferente a cada vez. Para alguns, alimentação saudável significa refrear o hábito de fast food ou consumir mais frutas e vegetais, enquanto para outros pode significar ocasionalmente saborear um pedaço de bolo sem se sentir culpado.

Ainda assim, aqueles que têm certas condições médicas e até alergias alimentares podem conceituar o conceito de alimentação saudável de uma maneira única. Em suma, não existe uma única resposta certa para o que significa uma alimentação saudável.

A alimentação saudável é humana e, como seres humanos, todos temos desejos e necessidades diferentes, que inevitavelmente afetam nossas escolhas alimentares.

Além disso, o que uma alimentação saudável significa para você pode até mudar ao longo dos diferentes estágios de sua vida à medida que você cresce e se adapta às suas necessidades em constante mudança.

O artigo deste site explora o lado humano da alimentação saudável e forneço minhas próprias dicas para facilitar.

O que uma alimentação saudável significa para mim

A definição de alimentação saudável mudou para mim algumas vezes nos últimos anos.

Quando eu estava na faculdade, alimentação saudável era seguir as orientações nutricionais e fazer tudo de acordo com o livro. No entanto, isso significava que minha visão da comida no meu prato havia mudado. Eu fui ver as refeições que eu gostava para ver apenas os nutrientes.

De repente, deixei de ver o tradicional gallo pinto costa riquenho – ou arroz e feijão – para ver carboidratos complexos e proteínas vegetais.

Então, quando comecei a praticar como nutricionista, a noção de que um nutricionista deveria ter uma determinada aparência ou se encaixar em um tipo de corpo específico me levou a acreditar que alimentação saudável significava medir minha comida para saber exatamente o que eu estava consumindo. Eu comeria o que quisesse, contanto que os nutrientes de que eu precisasse fossem contabilizados.

Dei ao meu corpo tudo o que ele precisava para ser saudável, mas a alimentação saudável vai além dos nutrientes. É também sobre como você se sente, e como a comida é uma parte essencial da cultura e dos eventos sociais, comer deve ser algo que gostamos.

Hoje eu tenho uma abordagem diferente para uma alimentação saudável. Sou muito mais flexível com minhas refeições e entendo que o equilíbrio é a chave para ser nutrido e feliz com a comida.

Alimentação saudável agora significa que, na maioria das vezes, eu me certifico de ter alimentos de todos os grupos de alimentos no meu prato sem medir nada ou pensar em proteínas vegetais versus proteínas animais ou carboidratos simples versus complexos.

Isso também significa que posso desfrutar um pouco de tudo – incluindo doces, fast food e sobremesas – com moderação e sem a necessidade de medir ou contabilizar.

Como você pode ver, encontrar o equilíbrio que funcionou para mim não aconteceu da noite para o dia. Pelo contrário, minha definição de alimentação saudável vem mudando conforme passei pelas diferentes fases da minha vida.

Desde que você tenha como objetivo nutrir seu corpo e ouvir o que ele precisa, você também pode dar um significado próprio à alimentação saudável, porque a alimentação saudável é para todos.

RESUMO

Para mim, alimentação saudável é sobre nutrir seu corpo e estar em paz com a comida ao mesmo tempo. Sua definição de alimentação saudável pode mudar com o tempo à medida que você amadurece e suas prioridades mudam.