Como baixar a pressão com segurança?

Se você tiver uma leitura de pressão arterial muito alta em casa, poderá procurar maneiras de diminuir sua pressão arterial rapidamente. Infelizmente, não há uma maneira confiável, segura e rápida de diminuir a pressão arterial fora de um ambiente de saúde.

Mas há boas notícias. Existem maneiras de diminuir a pressão arterial com segurança ao longo do tempo como em dias ou semanas. Vamos rever o que é pressão alta e discutir algumas maneiras de gerenciá-la com segurança.

Qual é a maneira mais rápida de baixar minha pressão arterial com segurança?

  • Não há maneira rápida e segura de baixar a pressão arterial fora de um ambiente médico. 
  • Mudanças no estilo de vida que incorporam exercícios, dieta e técnicas de redução de estresse podem naturalmente diminuir a pressão arterial ao longo do tempo.
  • Uma leitura de pressão arterial superior a 180/120, juntamente com dor de cabeça, dor no peito, falta de ar, náusea ou perda de equilíbrio, pode indicar uma crise hipertensiva. Se você tiver algum desses sintomas, ligue para o hospital para que a equipe médica possa reduzir sua pressão arterial com segurança.
  • Se você tiver uma leitura de pressão arterial muito alta em casa, poderá procurar maneiras de diminuir sua pressão arterial rapidamente. Infelizmente, não há uma maneira confiável, segura e rápida de diminuir a pressão arterial fora de um ambiente de saúde.

Mas há boas notícias. Existem maneiras de diminuir a pressão arterial com segurança ao longo do tempo como em dias ou semanas. Vamos rever o que é pressão alta e discutir algumas maneiras de gerenciá-la com segurança.

É seguro baixar rapidamente a pressão arterial?

Tentar baixar rapidamente a pressão arterial pode não ser a melhor escolha. É importante manter sua pressão arterial em um nível normal. Mas se estiver alto, baixar rapidamente a pressão arterial nem sempre é aconselhável e pode ser perigoso. Seu coração e vasos sanguíneos transportam sangue para os órgãos importantes que o mantêm vivo, incluindo seus rins, pulmões e cérebro. 

Grandes quedas na pressão arterial podem de repente impedir que esses órgãos obtenham o fluxo sanguíneo contínuo e o oxigênio de que precisam. Isso pode levar a um acidente vascular cerebral ou dano cerebral permanente, bem como outros órgãos e danos nos tecidos. É por isso que é importante baixar a pressão arterial muito lentamente, a menos que uma equipe de saúde esteja monitorando você em um ambiente clínico.

  • Limite a ingestão de álcool a não mais que 1 a 2 bebidas por dia. Beber mais do que a média – mais de 1 bebida para mulheres e 2 bebidas para homens – pode aumentar a pressão arterial. Além disso, o álcool pode fazer com que você ganhe peso, o que também pode levar a um aumento na pressão arterial.
  • Faça da redução do estresse uma prioridade. Situações estressantes podem fazer com que sua pressão arterial suba temporariamente. Mas se você está estressado a maior parte do tempo, sua pressão arterial pode aumentar e permanecer alta. Para aliviar o estresse, encontre atividades calmantes que você possa fazer todos os dias. Caminhar ao ar livre, ouvir música relaxante e tomar um banho quente pode ajudá-lo a diminuir seus níveis de estresse. E isso ajudará a diminuir sua pressão arterial. 

O que posso fazer se minha pressão arterial subir logo antes de uma visita ao médico?

Em outras palavras, o que é a “síndrome do jaleco branco”? É o que acontece quando você tem pressão arterial normal em casa, mas depois tem pressão arterial significativamente mais alta em ambientes médicos como hospitais ou consultórios médicos. Sentimentos de nervosismo ou ansiedade em torno de ambientes médicos geralmente podem causar isso.