Nutrição na Vida Diária: A Jornada de um Nutricionista Trinbagoniano

Quando sou capaz de mergulhar em outra cultura, entregando-me às suas comidas tradicionais, sinto-me conectado a elas. Crescendo em Trinidad e Tobago (“Trinbago”), minha jornada com a comida tem sido diversa por padrão. Com influências coloniais inglesas, francesas e espanholas, bem como práticas alimentares da África, Índia Oriental, China e agora Venezuela, a comida de Trinbago é um verdadeiro caldeirão.

No entanto, a maior parte da minha educação nutricional formal concentrou-se na pirâmide alimentar e agora no site do guia do Departamento de Agricultura USDA – conceitos que não se alinham com muitas refeições tradicionais.

Embora o guia em questão demonstra que um prato equilibrado deve ser metade de vegetais sem amido, um quarto de proteína e um quarto de grãos, os pratos tradicionais de uma panela misturam esses grupos de alimentos em uma refeição que não pode ser distintamente dividida em um prato. Por exemplo, é impraticável servir pelau – um prato caribenho feito com frango caramelizado, arroz parboilizado, ervilhas e uma variedade de vegetais e temperos.

Como nutricionista e amante da comida, fiquei confuso e frustrado quando tentei criar refeições saudáveis culturalmente competentes. Comecei a me perguntar: “Essas refeições tradicionais são realmente saudáveis se não se encaixam no molde do guia, ou a compreensão ocidental aceita refeições saudáveis e equilibradas carece de competência cultural?”

Foi apenas nos últimos anos que consegui desenvolver um conceito de alimentação saudável que abraça as nuances dos alimentos culturais e a inclusão.

Vou levá-lo comigo em partes dessa jornada e mostrar o que aprendi.

Fazendo a ponte entre a ciência nutricional e a cozinha tradicional

Embora eu não soubesse como chamá-lo na época, meu interesse por nutrição começou aos 7 anos, após o derrame de minha mãe, pois estava motivado a usar a comida como remédio para melhorar sua qualidade de vida.

No entanto, não foi até meu papel como técnico em dietética que descobri minha paixão por ensinar aos indivíduos o papel que a nutrição desempenha no gerenciamento de suas condições médicas.

Em Trinidad e Tobago, essas sessões de educação ao cliente se concentraram em maneiras mais saudáveis de desfrutar de alimentos culturais, como escolher o dhalpuri roti rico em fibras – um pão achatado tradicional – em vez de sua contraparte rica em gordura, o paratha roti.

Quando estagiei nos Estados Unidos, observei tanto nutricionistas quanto seus clientes lutando para discutir substitutos alimentares apropriados que respeitassem a cultura alimentar do cliente . Essa desconexão pode dificultar a conformidade do cliente com seu plano de nutrição e o sucesso geral.

Determinado a preencher essa lacuna, trabalho para diversificar a educação nutricional para que as pessoas possam alcançar melhores resultados de saúde sem ter que abandonar suas culturas alimentares.

Minha abordagem diária à nutrição – lutas e triunfos

Eu abordo a nutrição na minha vida diária com flexibilidade.

No mínimo, a maioria das minhas refeições é equilibrada e inclui um grão, uma proteína e vegetais ou frutas. Eu incluo comidas locais ou regionais – e gosto de guloseimas!

Felizmente, existem inúmeras refeições saudáveis e tradicionais que simplificam o planejamento das refeições, como espinafre salteado com raiz de taro e peixe estufado.

Com relação aos pratos de uma panela, como o óleo para baixo – um prato delicioso feito com fruta-pão, espinafre, cenoura e carne salgada como rabos de porco, meu foco muda para o controle de porções, adicionando acompanhamentos ricos em fibras e técnicas de alimentação consciente , como pagar atenção aos meus sinais de plenitude.