O guia definitivo para compras saudáveis ​​de supermercado

Como nutricionista, estou ciente de que fazer compras no supermercado pode ser uma experiência intimidante e avassaladora para muitas pessoas. Por exemplo, em meu site, muitos dos meus pacientes relatam que não sabem por onde começar quando estão no supermercado e não têm certeza de quais alimentos adicionar ao carrinho.

Além disso, com opções de alimentos aparentemente infinitas disponíveis – muitas vezes em embalagens enganosas – pode ser difícil determinar quais alimentos são realmente saudáveis e quais são melhores deixados nas prateleiras.

Neste artigo, explico os conceitos básicos de compras saudáveis de supermercado, incluindo como escolher alimentos nutritivos, criar uma lista de compras inteligente e estocar para que você possa fazer compras com menos frequência.

Antes de você ir

Enquanto algumas pessoas podem ir às compras sem uma lista ou uma ideia de quais refeições vão cozinhar durante a próxima semana, a maioria das pessoas precisa de algum tipo de plano.

Trazer uma lista de compras ou um menu semanal é uma boa ideia se você for facilmente desviado na loja ou não souber por onde começar.

Criando uma lista de compras saudável

Uma lista de compras é uma ferramenta essencial para muitos compradores. Ele pode ajudá-lo a permanecer na tarefa e lembrá-lo dos itens que você precisa. Além disso, estudos mostram que as listas de compras podem ajudá-lo a fazer escolhas mais saudáveis durante as compras. 

Mas o que inclui uma lista de compras de supermercado “saudável”?

Geralmente, uma dieta saudável e completa deve incluir principalmente alimentos integrais e ricos em nutrientes. Estou falando de alimentos como vegetais, frutas, fontes de proteína como peixes e ovos, feijão, nozes e sementes. Estes são os alimentos para priorizar na sua lista.

Ao criar sua lista de compras, pode ser útil dividi-la em seções, como vegetais sem amido e ricos em amido, frutas, feijões e grãos, nozes e sementes, proteínas, alimentos congelados, substitutos de laticínios e não lácteos, bebidas, condimentos e itens diversos .

Aqui está um exemplo do que uma lista de compras saudável pode incluir:

  • Frutas: maçãs, mirtilos, clementinas, toranjas e abacates
  • Vegetais sem amido: brócolis, aspargos, cebola, espinafre, pimentão e abobrinha
  • Legumes ricos em amido: batata doce, batata vermelha baby e abóbora
  • Feijão e grãos: grão de bico, arroz integral, feijão preto e quinoa
  • Proteínas: ovos, salmão enlatado, peito de frango com pele e proteína de ervilha em pó
  • Alimentos congelados: frutas vermelhas congeladas e couve congelada
  • Nozes e sementes: amêndoas torradas, sementes de abóbora e manteiga de amendoim natural
  • Substitutos lácteos e não lácteos: leite de caju, leite de coco, queijo feta e iogurte grego integral
  • Condimentos: azeitonas, tomates secos, molho de salada, azeite, pesto e salsa
  • Bebidas: água de coco sem açúcar e água com gás

Diversos: café moído, frutas secas, chocolate amargo, banana-da-terra e coco ralado sem açúcar